Galinhas não botam ou bem ovos?
Ração concentrada:
Aves criadas presas, principalmente matrizes destinadas à reprodução, dependem de uma alimentação diferenciada, pois apenas o milho não tem condições de prover todos os nutrientes necessários para que seu organismo se desenvolva e conseqüentemente produza aves de boa qualidade e robustez. Nestas condições precisamos alimentá-las com rações com alto teor de nutrientes, como é caso das rações concentradas para poedeiras. Este alimento estimula a produção de ovos e aumenta a qualidade da prole, com pintos saudáveis e menos propensos a enfermidades. Podemos complementar este alimento com cálcio e outros minerais (fósforo, ferro). O cálcio contribui para formação de uma casca mais resistente e por conseqüência uns pintinhos mais fortes, saudáveis e vigorosos.
Alimentação alternativa:
É de vital importância e sem dúvida alguma o segredo de qualquer plantel o emprego da alimentação alternativa. Esta é constituída por: verduras, legumes e etc.
Água limpa, pura e fresca:
Este é um dos requisitos primordiais em todo e qualquer criatório. A galinha em reprodução necessita de muita água para manter a temperatura normal do corpo, também para ajudar a digerir o consumo alimentar concentrado. A ave que esta presa necessita de pelo menos 3 vezes mais água que outra solta. Em alguns casos, tenho ouvido que galinhas suspendem a postura mesmo estando sendo alimentadas de forma correta, é importante lembrar que o ovo é composto de 68% de água, talvez a falta dela venha a acarretar este problema.
Seguindo algumas das informações deste artigo, dificilmente você terá problemas na hora de cruzar seus pupilos com suas matrizes, também reduzirá a perda de ovos bebidos por eles, já que este é outro problema que acontece por falta de nutrientes e de manejo adequado. Espero estar ajudando com estas poucas linhas.
Tomei como base para este artigo, algumas coisas que li, o própio entusiasmo de criador e preservador que também sou e a vontade grande de ver a preservação no Brasil crescer a cada dia mais e mais...
Forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário